terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Os Melhores de 2011

Finalmente divulgo os meus "Melhores de 2011". Primeiramente gostaria de esclarecer que meu critério para a escolha desses filmes não foi, necessária e exclusivamente, a qualidade técnica. Me norteei pelo impacto que esses filmes tiveram na minha vida. Tanto pela qualidade técnica quanto pelo entretenimento. Portanto, esses são meus preferidos, enfatizando que não chego à pretensão de considerá-los os "melhores" sob todos os aspectos. Não é uma lista imparcial. Pelo contrário, ela é extremamente pessoal. Dividi as categorias em "grandes" gêneros, não levando em conta subgêneros e considerando apenas filmes cuja data de estreia no Brasil foi neste ano, portanto não estranhem a presença de "Cisne Negro" e "127 Horas" nessa relação. Além disso, decidi não repetir nenhum título em outra categoria, o melhor filme do ano, por exemplo, é do gênero drama mas não está na categoria de melhor drama, assim como "A Pele Que Habito" que poderia ser considerado tanto um filme de comédia quanto de suspense. Sei que filme nacional não é gênero, mas resolvi fazer uma categoria especial. Por fim, acrescento a informação de que não consegui me decidir por um único filme nas categorias animação e drama e acabei deixando em empate.


Melhor filme do ano: Cisne Negro
Melhor filme de ação: Planeta dos Macacos, a Origem
Melhor animação: Rio X Enrolados
Melhor filme de aventura: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
Melhor filme de comédia: Meia Noite em Paris
Melhor filme de drama: Melancolia X 127 Horas
Melhor filme nacional: O Palhaço
Melhor filme de suspense/terror: A Pele Que Habito

Nenhum comentário: