quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Planeta dos Macacos - A Origem

"Planeta dos Macacos – A Origem" explica como a raça humana foi dominada pelos macacos. A película funciona como um prólogo ao filme que deu origem a saga. O “Planeta dos Macacos” original, de 1968, tem Charlton Heston ("Ben Hur" e "Os Dez Mandamentos") no papel principal como Taylor, um astronauta que retorna a Terra milênios após ter se perdido no espaço. Ele não percebe que está na Terra, acredita estar em um outro planeta. A descoberta de que o planeta que ele está realmente é a Terra acontece na cena final do filme, quando ele encontra os restos do que um dia havia sido a estátua da liberdade.

Em A Origem nós temos James Franco como Will Roadman, um cientista que dedica sua vida a descoberta da cura pro Alzheimer, doença da qual seu próprio pai sofre. Pra isso, ele desenvolve um vírus e o implanta em macacos para testes. O vírus não só regenera células cerebrais como também desenvolve a capacidade intelectual dos símios.

Um dos chimpanzés ,Cesar, interpretado por Andy Serkis, é criado por Roadman em sua casa. Após um acidente em que Cesar tenta proteger o pai de Roadman do vizinho. Ele é retirado da tutela do cientista e passa a ser maltratado por um funcionário de uma instituição que cuida de macacos. Cesar cultiva, então, um ódio pelos homens e resolve se rebelar. Ele infecta a todos os macacos da instituição com o vírus e assim, lidera uma fuga para a floresta mais próxima, criando uma das melhores cenas de ação do filme, na ponte Golden Gate, símbolo de San Francisco.

Pra mim o melhor filme da saga após o original. O roteiro está muito bem feito, várias homenagens ao primeiro filme foram incluídas. Uma das falas mais famosas, “tire suas patas de mim, seu maldito macaco sujo!” foi incluída. No original, a mesma foi dita por Charlton Heston na cena em que Taylor consegue voltar a falar e, agora, é dita por Tom Felton, o funcionário que maltrata Cesar um pouco antes dele aprender a falar. O paralelismo não para por aí, a primeira cena do filme é o aprisionamento de macacos na selva, lembrando muito a cena em que humanos são capturados no começo do primeiro filme.

Melhor filme de ação que assisti até agora durante o ano de 2011 e uma excelente homenagem para os fãs de O Planeta dos Macacos, com toda certeza vale o ingresso!

Nenhum comentário: