quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Árvore da Vida

Sei que vou criar inimizades, mas devo confessar que nunca gostei dos filmes de Terrence Malick. Eu não nego que visualmente eles são muito bonitos e a forma que o diretor grava as tomadas é, no mínimo, inusitada. Mas, para mim, um filme tem que ser mais que isso. Acima de tudo, uma boa película tem que prender a atenção da plateia. Não foi o que eu presenciei quando eu fui ao cinema assistir ao ganhador da Palma de Ouro 2011 do Festival de Cannes. "A Árvore da Vida" começa bem, com um prólogo belíssimo sobre o surgimento do universo, da vida na Terra, me remetendo, inclusive, a "2001" de Kubrick e ao mais recente "Melancolia" de Lars Von Trier. Depois disso tudo, o foco fica numa família composta por uma mãe submissa a um pai agressivo e seus três filhos. Um drama muito bem filmado, com exceção dos cortes longos para uma cena escura de algo luminoso. Cena esta que aparece repetidas vezes no filme e faz com que qualquer um na sala de cinema perca a paciência... Quando você consegue se ajustar ao drama familiar que aparentemente não tem nenhuma conexão com o início do filme, tudo fica novamente estranho e belo. Terminando, é claro, com a cena escura de uma luminosidade esquisita. Sei que pode parecer presunção criticar um diretor tão admirado nos circuitos de festivais. Mas eu gostaria de deixar uma dica para Malick: assista aos filmes de Kubrick e de Trier que eu citei e aprenda que é possível fazer obras que agradem aos críticos e também ao público. Incrível como ainda existem pessoas que não se lembram da essência do cinema: diversão. Alguns diretores não deveriam filmar apenas para ganhar prêmios, que é o que fazem. Por favor, sejam Spielbergs ou Coppolas, só não sejam Malicks!

2 comentários:

CARLOS VALIM disse...

THALLES, QUE CRITICA SÃO ESSAS?
PRESUNÇÃO? QUE NADA! COMENTARIOS CLAROS, APAIXONANTES E SÓBRIOS QUE DESPERTAM A VONTADE DE CORRER AO CINEMA. PARABENS
GUGU.

Thalles R. Alciati Valim disse...

Obrigado Gu! Bacana você ter gostado, tento expor minhas ideias sobre o cinema por aqui. São comentários rápidos mas que acredito que transmitam o essencial. Estou montando alguns vídeos também, mais longos, sobre algumas franquias do cinema que fizeram sucesso. Em breve vou postá-los aqui.