terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Vencedor

Filmes sobre boxe não são novidade, em 2008 “O Lutador” de David O. Russel fez muito sucesso tanto com a crítica quanto com o público. Cada vez mais me pergunto se o tema não está ficando repetitivo e as tramas muito parecidas umas com as outras. Mas resolvi ir ao cinema e assistir “O Vencedor”.
O que tenho a dizer? Que eu estava certo, o tema está gasto! Eu diria que filmes sobre lutas, em geral, estão ficando muito parecidos e chego a prever que cairão no ostracismo, assim como os filmes de faroeste americano. Ainda assim, o filme é bom e merece realmente elogios. Se não fosse a interpretação de Christian Bale como irmão de Micky e a ótima fotografia do filme, além do roteiro que, em alguns momentos, foi feliz (como por exemplo na cena em que Micky leva sua namorada ao cinema), o filme não seria o mesmo, aliás não teria recebido indicações ao Oscar. A disputa pela estatueta de Melhor Ator Coadjuvante está difícil, Rush (O Discurso do Rei) e Bale realmente tiveram interpretações exemplares, mas vale lembrar que a Academia sempre privilegiou as atuações em que os atores se sacrificaram fisicamente. No caso de Bale, o ator perdeu uma quantidade enorme de peso para o papel do viciado em crack. Além da trama gasta, eu faço ainda mais uma crítica ao roteiro que, como já disse, teve seus bons momentos porém fez da cena final algo descartável. Enfim, se você quer ver uma boa atuação em mais um filme com trama de superação e realização do "sonho americano", vá em frente!

Nenhum comentário: